SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

25-02-2012 00:11

 

Posto alguns videos, sobre dois acontecimentos fundamentais da Segunda Guerra Mundial: o desembarque em Normandia ( Dia D) e as bombas de Nagasaki e Hiroshima: 
 

 

As primeiras cenas do filme " O resgate do Soldado Ryan" de 1998 do diretor Steve Spielberg, traz o desembarque das forças aliadas na praia de Normandia. E é uma boa representação do que aconteceu no dia 6 de junho de 1944. Podemos também observar a violência do conflito e o inerente drama de um confronto mundial.
 
Para aqueles que gostam de imagens originais,nada de sangue de Ketchup,  recentemente o History Channel lançou documentários sobre a Segunda Guerra Mundial, remasterizados e coloridos. No Youtube há diversos destes vídeos, um exemplo é o vídeo abaixo postado com imagens originais do desembarque em Normandia
 

 

 
 
Outro momento traumático e dramático da Segunda Guerra Mundial, e que mudou completamente o mundo no pós-1945 foi as bombas Atômicas em Nagasaki e Hiroshima em 1945, que "inaugurou" um período que posteriormente iremos estudar como Guerra Fria. Ambos os vídeos foram produzidos pelo programa da Globo, "Fantástico". 
O primeiro, produzido em 1996, traz a história da construção da bomba e o seu mecanismo. Uma explicação bem melhor que a minha e meu pontinho no quadro!
 
O segundo vídeo, produzido na década de 1970, traz uma analise mais profunda e in loco do que foi as bombas atômicas no Japão e suas consequências.