ROTA DE APRENDIZAGEM - 9º ano

06-02-2012 23:25

 

 

TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX

 

 

I1. Hegemonia e declínio da influência europeia

 

Obj.

1. Conhecer o Imperialismo e Colonialismo: a partilha do mundo

J

1

Explicar a supremacia europeia no início do século XX.

 

2

Identificar as principais potências europeias no início do século XX.

 

3

Identificar outras potências em ascensão fora da Europa.

 

4

Explicar as motivações económicas que justificam o imperialismo europeu no início do século XX.

 

5

Identificar outras razões que explicam o imperialismo europeu.

 

6

Identificar o continente mais cobiçado pelas potências europeias.

 

7

Analisar a importância da Conferência de Berlim no contexto político e económico da época.

 

8

Interpretar o significado do mapa cor-de-rosa.

 

9

Compreender as consequências para Portugal do Ultimato Inglês.

 

10

Identificar os impérios coloniais europeus no final do século XIX.

 

 

2. Perceber a 1ª Guerra Mundial

 

11

Identificar os principais focos de nacionalismos.

 

12

Descrever os factores político-económicos conducentes à 1ª Guerra Mundial.

 

13

Distinguir as alianças político-militares que se desenvolveram na Europa nos finais do século XIX e inícios do século XX.

 

14

Identificar o incidente que fez desencadear a 1ª Guerra Mundial.

 

15

Localizar geograficamente as três grandes frentes de batalha.

 

16

Caracterizar as diferentes fases da guerra.

 

17

Avaliar a importância dos EUA neste conflito.

 

18

Reconhecer as inovações técnicas e militares utilizadas neste período.

 

19

Identificar as principais alterações do mapa político da Europa resultantes da Conferência de Paz.

 

20

Avaliar as consequências para os alemães das imposições do Tratado de Versalhes.

 

21

Referir os objectivos que presidiram à criação da Sociedade das Nações.

 

22

Conhecer as causas do fracasso da SDN.

 

 

3. Conhecer as transformações económicas do após-guerra

 no Mundo Ocidental

 

23

Avaliar as consequências demográficas, económicas, financeiras e sociais para a Europa resultantes da 1ª Guerra Mundial

 

24

Explicar a ascensão dos EUA.

 

25

Relacionar o crescimento da economia americana com os novos métodos e técnicas de produção e com as concentrações empresariais.

 

26

Identificar os indicadores da “era de prosperidade” dos anos 20 nos EUA.

 

27

Saber o significado de: Imperialismo, Nacionalismo, Colonialismo, Ultimatum, Fordismo, Taylorismo, Estandardização, Monopólio.

 

 

I 2. A Revolução Soviética

 

 

 

1. Conhecer o período histórico da Rússia dos Czares à Rússia dos Sovietes

 

28

Explicar a situação da Rússia nas vésperas da Revolução (económica, social e política).

 

29

Explicar os acontecimentos que conduziram ao “Domingo Sangrento”.

 

30

Reconhecer que a participação na 1ª Guerra Mundial provocou o agravamento dos problemas económicos e sociais na Rússia.

 

31

Relacionar factos como a participação na 1ª Guerra Mundial e a eclosão da Revolução.

 

32

Caracterizar o regime implantado pela Revolução de Fevereiro de 1917.

 

33

Explicar as condições que levaram à Revolução Bolchevique de Outubro de 1917.

 

34

Reconhecer na Revolução Bolchevique a tentativa de concretização das doutrinas socialistas-marxistas.

 

35

Caracterizar o tipo de sociedade que procurou de imediato implementar e as dificuldades de resistência que teve de enfrentar.

 

36

Identificar as principais fases da Revolução Socialista Soviética.

 

37

Interpretar o significado da expressão “comunismo de guerra”, atribuída à primeira fase da revolução soviética.

 

38

Explicar a adopção da Nova Política Económica (NEP) como uma nova etapa da revolução.

 

39

Conhecer as consequências económicas e sociais da aplicação da NEP.

 

40

Justificar a fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 

41

Destacar a acção de algumas personalidades, como Trotsky, Lenine e Estaline na evolução dos acontecimentos.

 

42

Saber o significado de: Comunismo, Bolchevique, Soviete, Nacionalização, Ditadura do proletariado, Marxismo-leninismo.

 

 

I 3. Portugal: da 1ª República à Ditadura Militar

 

 

1. Perceber a crise e queda da monarquia

 

43

Descrever a situação política, social e económica de Portugal nos finais do século XIX.

 

44

Relacionar a situação económica e social com a implantação das ideias socialistas e republicanas em Portugal nos finais do século XIX.

 

45

Descrever os antecedentes próximos da revolução republicana.

 

46

Localizar, no tempo e no espaço, o início da revolução.

 

 

2. Conhecer a 1ª República

 

47

Identificar os nomes do chefe do governo provisório e do primeiro presidente da República.

 

48

Caracterizar politicamente o novo regime implantado com a República.

 

49

Identificar as medidas governativas da 1ª República (políticas, económicas e financeiras, sociais, culturais e educativas).

 

50

Identificar as causas da instabilidade política verificada durante o período da 1ª República.

 

51

Justificar a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

 

52

Avaliar as consequências da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

 

53

Descrever a situação económica e financeira do país.

 

54

Comentar a situação social no período em questão.

 

55

Sintetizar os motivos que levaram ao derrube da 1ª República.

 

56

Caracterizar a ditadura militar implantada em 1926.

 

57

Saber o significado de: Republicanismo, Partido político, Ditadura militar.

 

 

I 4. Sociedade e cultura num mundo em mudança

 

 

1. Perceber as mutações na estrutura social e nos costumes

 

58

Descrever a estrutura social nas vésperas da I Guerra Mundial

 

59

Indicar os factores que estiveram na origem do crescimento das classes médias que se verificou na Europa Ocidental após a 1ª Guerra Mundial (1920-1930)

 

60

Descrever as principais alterações verificadas ao nível das práticas sociais e dos valores no período em questão.

 

61

Explicar o fenómeno de valorização da mulher neste período.

 

62

Relacionar o aparecimento da cultura de massas com o desenvolvimento dos mass media.

 

63

Identificar os principais veículos da cultura de massas.

 

 

2. Conhecer os novos caminhos da ciência

 

64

Caracterizar o novo pensamento científico que se desenvolveu na primeira metade do século XX.

 

65

Indicar as principais descobertas operadas no domínio das ciências físicas neste período e respectivos cientistas.

 

66

Indicar os progressos fundamentais verificados nos diferentes domínios das ciências humanas e respectivos autores.

 

67

Distinguir as várias correntes artísticas e literárias deste período e principais representantes.

 

 

3. Perceber a ruptura e inovação nas artes e na literatura

 

68

Identificar os principais modernistas da pintura e da literatura em Portugal.

 

69

Caracterizar a nova arquitectura surgida após a 1ª Guerra Mundial.

 

70

Saber o significado de: Cultura de massas, Mass media, Feminismo, Ciências Humanas, Modernismo, Abstraccionismo, Futurismo, Cubismo.

 

 

TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL

 

 

J 1. A grande crise do capitalismo nos anos 30

 

 

1. Perceber a grande crise do capitalismo

 

71

Localizar no tempo e no espaço a grande crise do capitalismo.

 

72

Descrever o contexto económico e financeiro em que surgiu a crise nos anos 30.

 

73

Explicar os mecanismos de uma crise de superprodução.

 

74

Descrever o fenómeno ocorrido em Wall Street em 1929.

 

75

Explicar a rápida mundialização da crise.

 

76

Analisar os problemas sociais resultantes da crise dos anos 30.

 

 

2. Conhecer a intervenção do Estado na economia

 

77

Descrever as principais medidas postas em prática, nos EUA, através do “New Deal”.

 

78

Explicitar os resultados da política de “New Deal” nos EUA.

 

79

Saber o significado de: Superprodução, Deflação, Depressão económica.

 

 

J 2. Os regimes ditatoriais na Europa

 

 

1. Conhecer os regimes fascista e nazi

 

80

Relacionar a implantação de regimes ditatoriais com a situação de crise dos países.

 

81

Explicar a situação económica e social da Itália, após a 1ª Guerra Mundial.

 

82

Caracterizar o regime fascista italiano.

 

83

Mostrar o papel de Mussolini na implantação do regime fascista italiano.

 

84

Relacionar o surgimento do Partido Nacional-Socialista alemão com o significado do Tratado de Versalhes para a Alemanha.

 

85

Descrever a ascensão de Hitler ao poder.

 

86

Identificar as características do nazismo.

 

87

Reconhecer os meios utilizados na propaganda nazi.

 

88

Debater os problemas relacionados com os Direitos Humanos.

 

 

2. Perceber a ditadura salazarista

 

89

Descrever a ascensão de Salazar ao poder.

 

90

Analisar o processo de construção de um Estado forte.

 

91

Indicar os princípios fundamentais consagrados na Constituição Portuguesa de 1933, do ponto de vista político.

 

92

Indicar os princípios fundamentais defendidos pela ideologia do Estado Novo.

 

93

Caracterizar o papel das organizações fascistas surgidas em 1936.

 

94

Justificar a designação de Estado Autoritário e repressivo atribuída ao Estado Novo.

 

95

Explicar o carácter corporativista e colonialista do Estado Novo.

 

 

3. Conhecer a era estalinista na URSS

 

96

Justificar a ascensão política de Estaline.

 

97

Enumerar as medidas de carácter económico colocadas em prática por Estaline.

 

98

  Avaliar os pesados custos humanos da política estalinista.

 

 

4. Conhecer as tentativas da Frente Popular

 

99

Explicar o fracasso da Frente Popular francesa, tendo em conta a política reformista que o governo se propunha realizar.

 

100

Descrever a situação da Grã-Bretanha após a crise de 1929.

 

101

Descrever sumariamente o processo da Guerra Civil em Espanha.

 

 

102

Destacar a acção de algumas figuras, como Hitler, Mussolini, Salazar e Estaline na evolução de acontecimentos.

 

103

Saber o significado de: Fascismo, Totalitarismo, Nazismo, Anti-semitismo, Culto da personalidade, Corporativismo, Estado Novo.

 

 

J 3. A 2ª Guerra Mundial

 

 

1. Perceber o desenvolvimento do conflito

 

104

Localizar no espaço e no tempo a 2ª Guerra Mundial.

 

105

Descrever os condicionalismos da 2ª Guerra Mundial.

 

106

Relaciono a 2ª Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras.

 

107

Caracterizar as principais etapas do conflito na Europa e no Pacífico.

 

108

Destacar a acção da resistência na luta contra o domínio nazi sobre a Europa.

 

109

Reconhecer a extensão mundial da guerra.

 

110

Mostrar a importância do desembarque na Normandia para a evolução da guerra.

 

111

Avaliar o total desrespeito dos nazis pelos direitos humanos, em particular em relação às minorias étnicas.

 

112

Analisar as implicações do lançamento da bomba atómica sobre Hiroxima e Nagasáqui.

 

113

Avaliar os custos materiais e humanos da guerra.

 

 

2. Conhecer os caminhos da paz

 

114

Indicar as principais decisões das Conferências de Ialta e Potsdam em relação à Alemanha.

 

115

Identificar as principais alterações provocadas pela guerra no mapa político da Europa e do Médio Oriente.

 

116

Definir os objectivos da criação da ONU.

 

117

Analisar o papel da ONU na cooperação entre os povos e na manutenção da Paz.

 

118

Manifestar o interesse pela defesa dos direitos humanos, valorizando a liberdade e a democracia.

 

119

Desenvolver atitudes de tolerância e de respeito em relação a outros povos e culturas.

 

120

Explicar os seguintes conceitos: Genocídio, Resistência.