Revolução Americana

25-04-2013 18:29

 

1. O que foi a Guerra dos Sete Anos?
Foi um conflito que envolveu vários Estados europeus e suas colônias na América e na Índia ocorrido entre 1756 e 1763. Sua origem está nas disputas territoriais e econômicas. A fase norte-americana confrontou a Inglaterra e suas colônias norte-americanas, de um lado, e a França e seus aliados, do outro. Os colonos ingleses saíram vitoriosos e receberam o Canadá francês e a Flórida espanhola.
 
2. Por que a Guerra dos Sete Anos acelerou o processo de independência das colônias inglesas na América?
Com o fim do conflito, apesar da vitória, a Inglaterra se encontrava em difícil situação financeira. Com isso, o Parlamento britânico aumentou a intervenção econômica nas colônias impondo uma série de leis que causaram grande descontentamento entre os colonos.
 
3. Que medidas tomadas pela Metrópole inglesa causaram descontentamento nos colonos? O que elas definiam?
A Coroa inglesa impôs às suas colônias norte-americanas os seguintes impostos:
A lei do açúcar (1764): as colônias deviam comprar o produto apenas aos ingleses, evitando o contrabando.
A lei da moeda (1764): restringia a autonomia financeira, proibindo a emissão de papéis de crédito usados como moeda.
A lei do selo (1765): todos os documentos oficiais, jornais, publicações deveriam ser selados (taxados).
 
4. O que foram as Leis Intoleráveis? Por que elas foram criadas? O que elas determinavam?
Foram leis promulgadas pelo Parlamento inglês em represália à revolta da festa do chá de Boston. Elas determinavam: a interdição do porto de Boston até a indenização dos prejuízos causados pela festa do chá; restringia o direito de reunião dos colonos; o envio de tropas britânicas; plenos poderes ao governador para julgar.
 
5. Como os colonos reagiram às Leis Intoleráveis?
Os colonos exigiram a revogação através de um documento, mas não foram atendidos. Então, organizaram o Primeiro e, mais tarde, o Segundo Congresso, engajando-se na luta pela independência.
 
6. O que foram o Primeiro e o Segundo Congressos Continentais? Quais os resultados deles?
O Primeiro Congresso representou o primeiro passo em direção à independência. Decidiram não mais importar ou consumir produtos ingleses nem mais exportar produtos para lá, pressionando, assim, a Inglaterra. O fracasso das negociações fez os colonos perceberem que a independência seria o único caminho para extinguir as Leis Intoleráveis.
O Segundo Congresso reuniu os representantes das colônias para decidirem a respeito do seu posicionamento político perante a Inglaterra. Ficou decidido que decretariam a independência e, se necessário, declarariam guerra aos ingleses. Organizaram o exército para a luta.
 
7. Por que os norte-americanos consideram o dia 04 de julho de 1776 o dia da independência, se a guerra se iniciou antes e terminou depois desta data?
Por que foi nessa data que foi feita a leitura pública da Declaração de Independência.
 
8. O que foram as guerras de independência?
Foram os conflitos travados entre os norte-americanos e os ingleses. Intensificaram-se após a publicação da Declaração de Independência. Os conflitos duraram, aproximadamente, seis anos até que o exército inglês foi derrotado e expulso.
 
9. Que países participaram das guerras de independência? Por quê?
A França, a Espanha e a Holanda se envolveram nas lutas de independência dando apoio financeiro e militar aos colonos. Interessava-lhes prejudicar a Inglaterra.