1920

12-02-2012 17:40

 

Viver em 1920

 
 
 

Sociedade e Cultura num Mundo em Mudança II

 
 

 

Loucos Anos 20 reagem ao fim do conflito com uma nova alegria e com o sentimento de euforia e avidez de viver.
A sociedade transforma-se, as classes médias ganham uma nova importância e a mulher ganha um novo estatuto e uma nova capacidade de intervenção.




As sociedades do pós guerra

“Flapper girl”

Usa vestidos direitos que lhe escondem as formas, mas gosta que os rapazes lhe vejam os tornozelos e a parte inferior das pernas. Usa o cabelo cortado «à tigela», mas depois esconde-o sob o chapéu. As ruas das cidades americanas estão inundadas por um novo tipo de mulher. A Vanity Fair descobriu um nome para ela – a «flapper».
As mulheres que foram trabalhar durante a Grande Guerra e que ganharam o voto em 1920 já não voltam aos antigos ideais da feminilidade. Provaram que são iguais aos homens. (…) A geração mais velha não consegue compreender isto.


Os costumes e os valores morais alteram-se, os espaços de diversão proliferam e diversificam-se. Nasce uma nova vida nocturna, surgem novos estilos de música e de dança.
A evolução dos novos meios de comunicação e a maior capacidade económica das classes médias dão a origem a uma cultura de massas, ou seja, uma cultura democratizada, para todos. O Cinema, a Rádio, a Imprensa e a Banda Desenhada são alguns dos exemplos de formas culturais, de informação e entretenimento, que se difundem por toda a sociedade. O Desporto e a ocupação dos tempos livres passam, também, a ser acessíveis a uma maior número de pessoas.
 
 

O Foxtrot da década de 1920

 

 

 

A idade do Jazz (1920's)

 

 

 

O Charleston

 

 

Só mesmo nos "Loucos Anos 20" (The Roaring Twenties) se lembrariam de dançar no tejadilho de um táxi! Este é um filme da época que ensina alguns passos de Charleston. Ora vejam e ouçam: